images

Se você se afastou em parte ou pensa em se afastar de vez da comunidade por ter sido vítima de mazela comportamental de alguém, repense seus sentimentos e desejos antes de tomar decisão. Às vezes, foi falta de melhor comunicação e compreensão; foi um momento ruim de alguém que agiu ou reagiu, emitiu ou recebeu uma comunicação etc; foi mera diferença de opinião, sendo mesma a intenção – o bem comum. Dar um tempo, fazer silêncio e oração, buscar orientação com o Divino e, eventualmente, a um confidente preparado e confiável; recomeçar, dar segunda chance para todos: tudo isto embasará a sua decisão,pois, antes, fortalecerá e clarificará seus sentimentos e pensamentos. Às vezes, se descobrirá que o errado não era o outro…

Experimente: se o fizer com vontade, serenidade e bom senso, na pior das hipóteses, você se perceberá uma pessoa melhor e outros ao seu redor o perceberão também…

Se, após tudo isto, permanecer a impressão de que você foi vítima de alguém propositalmente nocivo (se os há em todos os lugares, nas Paróquias do mundo inteiro não é diferente…), em sendo você bom, propenso ao bem e lutador constante por ser uma pessoa cada vez melhor, permaneça. E o faça por si, seus entes queridos e todos os demais, inclusive, pelos hipócritas e nocivos: quanto mais cristão fiel e dedicado você for, seu testemunho haverá de influenciar positivamente alguns daqueles que, num dado momento, poderão notar que vinham sendo nocivos para com eles mesmos; e, naquele momento, quem sabe, avencem em seus processos de conversão…

A Igreja de Jesus é católica = total = plena = para todos = universal. Os santos estão no Céu e na Igreja estão os pecadores – a começar por você e eu. Inúmeros, com grandes dons, testemunhos e serviços impregnados pelas maravilhas do comportamento humano (pecadores em processo de santificação…). Que à Igreja venham tantos pecadores quanto se possa atrair.

A Igreja, na sua parte humana, apesar de suas mazelas, oferece suas maravilhas ao mundo, como o tem feito há dois mil anos: imperfeitos que acreditam, estudam, vivem tentando entender, divulgam e procuram viver sob o exemplo e ensinamentos do Perfeito.

O mundo precisa; nós precisamos!

 

José Carlos de Oliveira

jc@radioplena.com.br – fb.com/oliveirajosecarlos 

Publicado originalmente em 1 de janeiro de 2015