caminhar_com_jesus

Antes de você pensar, falar, fazer e agir, perguntar-se: “o que Jesus faria se estivesse em meu lugar?”

Numa Formação para MESCs agradei uns, desagradei outros, ao falar, que todos, humanamente, vivenciamos sentimentos, pensamentos, ações e atitudes às quais coloco a seguir. Repeti-me: nada disse de novo. Prossegui na esperança da novidade de atitudes diferentes e cada vez mais verdadeiramente cristãs doravante – ao menos, em alguns dos presentes.

Insisti em repetir-me, ao dizer que nós, incluindo-me, tivéssemos coragem de assumir as carapuças que teimávamos em vestir e, em seguida, esforçássemos por retirá-las e não mais permitir que voltassem a caber em nossas cabeças. E, antes de tornar a fazer fofoca, invejar, mentir, distorcer a doutrina ou de fugir de aprendê-la mais, e de abusar de alguém para satisfazer o próprio egoísmo etc, perguntar:o que Jesus faria se estivesse em meu lugar? Tarefa para toda vida…

Também foram utilizados os seguintes conteúdos:

CIC (Catecismo da Igreja Católica) 2546, 2559, 2631 e 2713

E com a sugestão de que o interessado não se colocasse na cômoda posição de sempre, mas, sim, na do pecador (ou, do outro) e se esforçasse por uma reflexão honesta…

Carta de Paulo aos Coríntios – 13, 1-13

Mateus 5, 3-13

Mateus 18, 15-20

Sabedoria 1, 1-11

Prosseguindo, com algumas confirmações retiradas de dicionários:

O que é Humildade

“Humildade significa terra fértil; vem da palavra húmus, que significa: solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros; ninguém é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.

Humildade é assumir seus direitos e obrigações, erros e culpas, sem resistir; agir diferente disto é uma arrogância e uma negação da sua origem. A humildade é uma virtude humilde, por que quem se vangloria da sua, na realidade pode ter falta dela. É um sentimento adquirido lentamente pelo trabalho interior, ou provocado pelo conhecimento, que existe um ser superior ao mesmo.

A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações; tem modéstia e ausência de orgulho. A humildade consta em praticamente todos os textos da Bíblia, onde diz-se que “quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.

Exemplos de pessoas humildes na história: Jesus Cristo, Ghandi, Madre Paulina, Madre Tereza de Calcutá.”

O que é Arrogância

“Arrogância é uma característica negativa que possui o indivíduo que carece de humildade, que se sente superior a todos. Ser arrogante significa ser altivo, prepotente,ter a convicção que é expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões. O arrogante é classificado como orgulhoso e extremamente vaidoso.

De acordo com as regras sociais, nenhuma das características associadas ao sentimento de arrogância é positiva.”

“Fundamentalistas dão um toque de arrogante intolerância e rígida indiferença para com aqueles que não compartilham suas visões de mundo.” Umberto Eco

O que é Caráter

“Caráter é um conjunto de características e traços particulares que caracterizam um indivíduo ou um grupo. É uma qualidade inerente a uma pessoa desde o seu nascimento, refletindo o seu modo de ser.

O caráter não sofre as influências do meio, uma vez que ele é próprio de cada pessoa. Já a personalidade, o humor e o temperamento podem sofrer alterações em função da adaptação familiar, pedagógica e social do indivíduo.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

Uma pessoa conhecida como “sem caráter” ou “mau caráter”, geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa “de caráter” é alguém com formação moral sólida e incontestável.

O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.

O caráter é modelado através da experiência, cultura, educação e formação familiar e pode ser sempre aperfeiçoado com perseverança e determinação.

Caráter cristão

Caráter cristão é um conjunto de características que um indivíduo pode possuir e que marcam a sua forma de viver, as suas palavras e atitudes. Todos os cristãos verdadeiros procuram imitar o caráter de Cristo, que é marcado por traços como o amor, fé, pureza etc.

O que é Hipócrita

Hipócrita significa ator ou atriz, e é um termo de origem grega. Hipócrita pode ser uma pessoa que tem atitudes hipócritas, ou ela mesma uma pessoa falsa, fingida, que faz coisas que na verdade não faria, em outra situação.

Hipócrita é a pessoa que age como outra, que usa de hipocrisia, que não é leal, e principalmente que não é alguém confiável. Uma pessoa hipócrita é aquela que finge ser o que não é, seja através de religião, virtudes, características, idéias, sentimentos etc.

A pessoa hipócrita finge ter algo que não tem, seja para agradar aos outros, se aproximar de um determinado grupo, ou até mesmo para sua própria auto-estima.

Um ato hipócrita é quando alguém critica uma atitude de alguém, quando ela faz exatamente a mesma coisa, ou até pior. O hipócrita sequer pensa nesse fato, tudo que ele quer é estar em vantagem sobre outras pessoas.

Outro exemplo de alguém hipócrita é aquele que tem vontade de fazer alguma coisa, e critica as pessoas que fazem, mesmo que ele queira, apenas para diminuir os outros.

Hipócrita também é uma pessoa dissimulada, demagoga, que finge ser algo que não é.

Dentre outros conteúdos para ajudar a refletir e tender mais ainda para o que é bom e cristão, a seguir, duas letras de duas canções (se quiser o áudio vá ao youtube: ou me solicite e enviarei com todo gosto).

 

Coração alienado – Padre Zezinho SCJ

Meu coração às vezes foge do seu Criador

Meu coração às vezes age sem razão

Ganhou amor, mas muitas vezes não quer dar amor

Que será que está faltando pro meu coração?

Talvez lhe falte mais religião!

Talvez lhe falte um pouco de oração

Talvez lhe falte repartir o pão!

Talvez lhe falte ser mais Cireneu

Talvez lhe falte um pouco mais de luz

Talvez lhe falte um pouco mais Jesus

Talvez lhe falte compreender a cruz

E usar um pouco menos a palavra eu

 

Do jeito dos doze – Padre Zezinho SCJ

Do jeito de André e de Pedro

E de Mateus e Simão, Tiago menor e Tadeu

De Tiago maior e João

De Bartolomeu e Felipe, do jeito que tinha Tomé

E depois do jeito de Paulo

Ando pedindo mais fé

Sabes que eu já creio, mas ainda não é suficiente

Ilumina a minha mente e aumenta a minha fé

Mais conteúdo Senhor

Quero mais filosofia, quero mais sabedoria

Quero mais informação

Quero mais teologia, quero mais conhecimento

Quero mais embasamento para alicerçar a minha oração

 

José Carlos de Oliveira

jc@radioplena.com.br – fb.com/oliveirajosecarlos 

Publicado originalmente 1 de junho de 2013