LOGO PAS

Não separa e não destina corretamente o lixo reciclável? Larga seu lixo nas praias, parques e quintais de outros? Joga pelas calçadas nas quais caminha ou pela janela do automóvel? Fundos de rios, mares e lagos são o destino do seu lixo eletrônico, sofás, garrafas etc? Não usa racionalmente a água, energia elétrica e combustíveis? Quando são pagos por seu empregador, parentes, amigos ou por instituição pública abusa e desperdiça ainda mais? Quando são da paróquia nem pensa que sua indiferença ajuda a aumentar custos e até a dar prejuízo, sendo co-responsável pela redução ou falta de dinheiro para despesas e investimentos necessários e justificáveis? Contribui para que o país permaneça campeão em desperdício de alimentos – da produção à sua mesa, geladeira e armários?

Não seria contratestemunho viver orando para que os mais pobres e excluídos tenham o mínimo para sobreviver, enquanto se permanece distante, omisso e habituado a desperdiçar aquilo que falta àqueles pelos quais se ora?

Nas cozinhas, banheiros, secretarias, salas, espaços celebrativos, sacristias e pátios das paróquias permanece generalizado o desinteresse em ao menos começar a aprender a ser sustentável. Não é diferente entre os das inúmeras denominações dissidentes da Igreja e entre os de outra ou nenhuma religião. Afora os hipócritas que simulam ser cristãos, milhões de sinceros fervorosos são carentes de vontade de estudar e aprender, de bom senso e coragem para mudar e melhorar…

Quanto mais se é sustentável, mais se é cidadão, mesmo que não seja cristão. Quanto menos se é sustentável, menos se é cidadão, e de jeito nenhum se é cristão pleno!

Quem acusa de chatos aqueles que incomodam com este assunto, deveria ser “coerente” e acusar também ao Papa Francisco e, em suas orações, a Deus! Ou, experimentar unir-se às pessoas que trocaram a “coerência” com a contradição pela coerência com toda a criação e o Criador: escolha-O!…

 

Publicação original em 31 de maio de 2018

José Carlos de Oliveira

fb.com/oliveirajosecarlos 

41 99844 8018 (WhatsApp)