Respeitar escolhas é preciso. Escolher também!

Introdução

Este artigo trata de conceitos e hábitos comuns, não necessariamente negativos ou nocivos, mas, que podem ser eliminados ou melhorados.

São propostas ponderações para suscitar inquietação e interesse de experimentar mudar percepções, metas, e meios para concretizá-las, com a confiança de que se pode vir a obter melhores resultados a partir dos recursos que, a princípio, qualquer pessoa dispõe, ou, deveria ou poderia dispor.

Com situações cotidianas espera-se facilitar a identificação do leitor com as mesmas, para que se comunique com o artigo de modo mais atento. 

O leitor que sentir que as abordagens do artigo lhe soam próximas, íntimas, poderá, eventualmente, questionar se está satisfeito com seu jeito de pensar e agir, com seus propósitos e resultados. 

O objetivo geral é suscitar a percepção de que a mediocridade é só estar na média, viver ou sobreviver até com êxito, mérito e satisfação, mas, aquém de patamares melhores e acessíveis a quem se disponha. Especificamente se enfatiza que o temperamento pode ser bem conhecido e administrado, e potencializa o caráter, aquilo que verdadeiramente cada pessoa é. Empreitada que exige percepção, escolhas, vontade e apreço pelo esforço.

Continue reading “Respeitar escolhas é preciso. Escolher também!”

Tiranias literais e figuradas

Os tiranos anônimos, menos conhecidos e menos influentes, que prejudicam pessoas, famílias ou grupos, e os famosos e poderosos que prejudicam uma, várias ou todas as nações, sabem que não são unânimes, porém, canalhas, doentios e ególatras, ignoram o contraditório, abafam ou acabam com os descontentes, diferentes e divergentes: quanto mais inteligentes e carismáticos, mais podem infestar as entranhas dos poderes constituídos, da grande mídia e da internet, das religiões de verdade e das de fachada; os mais dissimulados são os mais perigosos. A História e o presente são fartos de situações geradas por esses indivíduos maléficos e que estão entre os protagonistas a garantir a manutenção de um mundo altamente injusto e desigual.

Continue reading “Tiranias literais e figuradas”

Onze anos da Rádio Plena

A rádio Plena foi inaugurada ao meio dia de sete de setembro de dois mil e onze. Alguns anos antes, na antiga Curitiba FM, eu saia do ar às 9 h e era sucedido pelo Eli Moura, que foi quem me falou em web rádio, então novidade. Ele veio a criar a Rádio Foroots, focada em forró – forroots.com. br – e adiante foi quem praticamente me entregou pronta a Rádio Plena, focada em formação pessoal e profissional – radioplena.com.br.

Continue reading “Onze anos da Rádio Plena”

Propaganda ideológica

Tempos atrás, quase bastava informar a serventia do produto e onde comprá-lo. Hoje, com a concorrência e consumidores mais esclarecidos e exigentes, a publicidade também deve ser um espetáculo que prenda a atenção, entretenha e seja bem persuasivo para convencer que aquele produto, serviço ou empresa é melhor e deve ser comprado ou utilizado. É a publicidade ou propaganda comercial. A propaganda eleitoral apresenta candidatos a eleições aos Poderes Executivo e Legislativo como merecedores do voto do eleitorado: enaltecem suas qualidades pessoais, as obras que fizeram e as que farão se eleitos etc. São muitas as etapas de produção: empresas especializadas estudam profundamente cada detalhe do produto, serviço, empresa ou candidato; identificam quais são os potenciais consumidores, usuários ou eleitores e seus hábitos, desejos, carências, particularidades etc. Preveem suas reações ante o que lhes será apresentado, nos horários, locais e modos mais atraentes e compreensíveis para eles. Mesmo que se deixem influenciar, normalmente sabem do propósito da propaganda; alguns são capazes de optar por não “recebê-la”, bastando não prestar atenção. Mesmo em realidades mais simples pode-se fazer propaganda: na eleição da associação do bairro, na venda de doces caseiros de porta em porta, por exemplo. A propaganda comercial e a eleitoral tentam levar à prática de uma ação: uma compra, um voto.

Continue reading “Propaganda ideológica”

Redes sociais virtuais e reais

Sou ainda tosco aprendiz de usuário das redes sociais. Preciso prosseguir melhorando, afinal, incluí às responsabilidades uma web rádio (radioplena.com.br), com programas ao vivo, inclusive, e as redes sociais são absolutamente fundamentais para disseminar esta novidade que uniu o rádio e a rede mundial de computadores.

Quando alcançar um patamar razoável de compreensão e uso das redes sociais – se bem que o dinamismo delas sempre exigirá aprender – espero confirmar o que penso hoje: tal como se dá com a televisão, o rádio e a internet como um todo, nas redes sociais há muita futilidade, mentira, distorção, ignorância etc. E há incontáveis e maravilhosas oportunidades de aprendizagem, diversão, interação etc.

Continue reading “Redes sociais virtuais e reais”

Comunicação

Comunicamos mesmo sem perceber ou querer; até quando a interpretação do que passamos ou recebemos não é precisa. Comunica-se falando, gritando, silenciando, gesticulando, escrevendo, pintando, cantando, lecionando, hesitando, errando etc.; mesmo com mentiras, omissões e más intenções; mesmo com alguma limitação de visão, fala ou audição. Daí a importância da comunicação e seu poder. Daí ser importante que as pessoas se capacitem para fazer leitura crítica: habilidade de perceber se o que leu, viu ou ouviu é uma mensagem clara ou manipulada por interesses de terceiros.

Continue reading “Comunicação”