Por que as vagas se repetem?

“… tenho acompanhado os seus artigos no jornal “Mais Empregos”, e, se for possível gostaria de obter algumas informações com você. Sou formado em adm. de empresas, com experiência na área administrativa e financeira, e tenho percebido que as vagas que são apresentadas tanto nos jornais, quanto nos sites, estão se repetindo; percebo as mesmas descrições e os mesmos cargos todas as semanas. Você saberia me informar se existe uma época mais propicia para vagas nas áreas administrativa e financeira, e se o fato das vagas se repetirem semanalmente, seria  por causa do tempo de contratação? Você saberia avaliar em média, quanto é esse tempo? Desde já muito obrigado, aguardo sua resposta.”

            Agradeço que leia artigos que escrevo. Que sejam de alguma valia e se tiver críticas ou sugestões, faça-as: ajude-me.

As vagas se repetem e os motivos são: continuam abertas, à espera dos candidatos adequados; são novas vagas para mesmas funções e mesmos perfis; propositadamente foram mantidas para antecipar captação de candidatos para vagas que estão na iminência de serem abertas. E ainda: faltou agilidade na atualização da relação de vagas; são divulgadas para fazer “volume” ou para despertar interesse, caso das mais chamativas, quanto ao salário, especialmente. O penúltimo motivo expõe que também do outro lado pode faltar a tão exigida eficiência e o último mostra que também se apela para a mentira ou o exagero conveniente. A falha de não atualizar as vagas em tempo hábil qualquer um pode cometer – eu já falhei – mas pode gerar expectativa enganosa em candidatos. Anunciar vagas atrativas e inexistentes é certo? Não creio; seria melhor dizer que se está cadastrando para eventuais oportunidades futuras. Fazer propaganda exagerada em causa própria sugere que só se está pensando em si e não nas outras partes envolvidas.

Não existe época mais propícia. Pode ocorrer fator pontual: empresa que está ampliando significativamente seu quadro de funcionários; ou, setor em grande e rápido processo de crescimento. Porém, é tanta gente à procura, que qualquer circunstância favorável é incapaz de absorver mais que pequena parte do pessoal. Fora exceções bem específicas, você sabe: não há vagas para todos e isso é irreversível.

O tempo de contratação a que se refere, suponho, seja a duração do processo seletivo: do primeiro contato à aprovação propriamente. Há variáveis por demais: empresas que contratam após uma entrevista, início do trabalho no dia seguinte; empresas que fazem uma entrevista e demoram até semanas para decidir e, às vezes, desistem de todos; empresas que aplicam várias etapas seletivas, a consumir dias e semanas também; nem todas dão permanente, eventual ou final satisfação aos interessados. O ideal seria dar respostas e acompanhamento dos processos para todos. A quantidade de gente e tarefas impede o ideal; então, penso que ao menos se fizesse assim: “até amanhã, tal hora, telefonaremos; se não o fizermos, considere como um não.” Pode não ser o ideal, porém, é um procedimento concreto e que tenta ser respeitoso, embora nem sempre considerado como sendo.

A indiferença prolifera e só costuma doer quando nos sentimos vítimas. Nem sempre aqueles que exigem ética, organização, bom senso etc., dos candidatos, a possuem satisfatoriamente nos seus modos e atos.

Se você tem boa formação pessoal e profissional e continua a aprimorar-se, mesmo e justamente pelas adversidades, tende a ser notado por alguém (pessoal de agências ou empregadores diretamente).

A indicação é a melhor maneira de conseguir uma colocação e sempre digo que seleção de pessoal é sinônimo de indicação; só que, com critérios coerentes (nem sempre é assim…). Você é administrador por formação, então, dentre suas habilidades mais importantes tem que estar a de conhecer o comportamento humano (o seu, primeiramente); daí, como interfere nos processos das várias empresas às quais frequenta; e, às quais você deve ir mais ou menos vezes, como fazê-lo etc. Tudo tem um “tanto” de loteria e é preciso sorte; digo sempre: tem mais sorte quem se prepara e empenha mais.

Admito ser uma resposta incapaz de mudar sua condição atual: quando me pedem algum esclarecimento, de antemão sei que a única “resposta” plena é um bom emprego ou trabalho, duradouro e satisfatório, não só financeiramente.

José Carlos de Oliveira

Publicado originalmente em 21 de janeiro de 2007

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *