Qual é o objetivo de uma empresa?

Responder que é o lucro atesta que se é igual a qualquer um e indica que se está na média. Muitos que estão nessa condição são considerados bem sucedidos: alguns o são; e poderiam ser mais…

“A função de uma empresa é levar satisfação às pessoas, provendo a sociedade de um produto excelente a um preço que as pessoas possam pagar. O lucro é o resultado da prática competente dessa função” (Vicente Falconi – professor, empresário, autor de livros sobre gerenciamento, consultor e membro do Conselho da AmBev desde 1997).

São diversas as circunstâncias que acomodam, limitam, apequenam ou  matam  empreendimentos, produtos, serviços e profissões. Várias resultam da mesmice de ser e fazer igual a qualquer um e achar que isto sempre garante repetir e manter resultados…  Em tal contexto se destaca a temeridade de ser igual a qualquer um e pensar que o lucro é o objetivo…

            Com a concorrência acirrada e crescente, tende a se complicar, estagnar ou acabar quem se acomodar em apenas repetir, imitar, copiar,  reformar e modernizar. E tende a se viabilizar, destacar e crescer quem evoluir para ser eficaz, eficiente, efetivo e inovador.

            Eficácia é fazer o que deve ser feito. É  ter foco numa direção (visão) e concentração de recursos (pessoal, material e financeiro) para a execução da missão.

            Eficiência é ‘como’ fazer o que tem para ser feito. Como as ‘coisas’ são feitas, com quais valores, métodos, atitudes, comportamentos vigentes naquela empresa ou empreendimento.

            Efetividade é fazer certo as coisas certas. É ser eficaz  e eficiente, com qualidade.

            Inovação é fazer melhor o que até então se fazia, mesmo que já se fizesse bem. E quando por causa da inovação se passa a fazer melhor, continua-se oportunizando inovar adiante. Inovar não é o mesmo que modernizar.

            Quanto mais se é eficaz, eficiente e efetivo, mais se está próximo de ser inovador. Atrevo afirmar que quando existe carência de eficácia, eficiência e efetividade, conseguir vir a sê-lo já é esboço de inovação. 

            O eficaz, eficiente, efetivo e inovador resulta não mais em outro aliviado e satisfeito coadjuvante cumpridor de metas: supera-as e estabelece as próximas, como protagonista, avançando. Por mais que não produza produtos ou serviços diferentes, estabelece um diferencial só seu, da sua equipe, da sua empresa: destaca-se e tem sua notabilidade até entre os seus mais qualificados concorrentes e fornecedores; e, especialmente, perante o público consumidor.  

            Dou sugestão que, de tão simplória e há tempos utilizada por empreendedores bem sucedidos, quase me dá vergonha de dá-la. Mas, com o devido respeito, muitos permanecem destinatários dela: o objetivo de um empreendimento ou empresa é a produção e oferta dos melhores produtos e serviços; o lucro é o meio pelo qual se poderá vir a alcançar este objetivo. 

            “Ah, José Carlos, que tolice: você falou a mesma coisa de um modo diferente!” Sim. E nela está explícita a proposta de, ante tanta mesmice e mediocridade, evoluir para inovar e fazer a mesma coisa com um diferencial…

José Carlos de Oliveira

Publicação original em 01 de junho de 2019

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