Fé e oração, estudo e formação!

Fé e oração são mais importantes que estudo e formação. Estudo e formação são cada vez mais importantes para embasar a fé e a oração!

Conservo atitude de aprendiz e, conforme aprendo e correspondo, mais honesto é e útil pode ser o serviço como formador. Sempre sugiro os mesmos livros e outras fontes essenciais; e faço sugestões adicionais conforme o tema, público, propósito etc, que, necessariamente, são referentes e fieis ao Magistério da Igreja.

Quem não consulta habitualmente estas fontes e os agentes que delas podem tratar com propriedade, e quem não considera seriamente o básico do seu conteúdo: pode ser católico de boa fé, mas, possui equivocada, fraca ou péssima fundamentação, é vítima e contribui para as superstições, fundamentalismos, heresias, acomodações, descontentamentos, afastamentos, separações e oportunismos; qualquer que seja seu ministério, pastoral, movimento ou serviço, quanto maior o engajamento, maior a contradição ou contratestemunho!

Com boa vontade e bom senso, a correta informação tende a evoluir para o conhecimento e este poderá avançar para sabedoria: em havendo fé serena e forte, quem está na Igreja bimilenar de Cristo permanece convictamente nela; quem se afastou ou já nasceu dentro de uma denominação dela separada, quanto mais se informar e formar corretamente acerca dos pilares convergentes que são Magistério, Sagrada Tradição e Sagrada Escritura, mais sentirá vontade de retornar ou, no mínimo, repensar suas fontes e falas, mudar para um comportamento menos separado e mais dialogado, para ser menos belicoso e mais amoroso.

Este pequenino texto já é longo demais para milhões de brasileiros, em geral, não habituados à leitura e ao estudo, concretamente. Se for o seu caso, comece ou continue num ritmo que você consiga realizar e aproveitar: com zelo, fará o seu melhor, colherá e partilhará os bons frutos resultantes. Peça ajuda (especialmente, oração) e saiba a quem pedir: vídeos, áudios, palestras, formações, pregações e orientações personalizadas complementam e podem compensar em parte a dificuldade para a leitura mais profunda e habitual.

  1. BÍBLIA SAGRADA – primeiramente, edições chanceladas pela Igreja (Imprimatur); leitura e estudo conforme o ‘Manual do Usuário’ disponível na própria ou em outras fontes com procedência segura
  2. CIC – CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
  3. CV II – CONCÍLIO VATICANO II – CONSTITUIÇÕES, DECRETOS E DECLARAÇÕES
  4. DOCUMENTO DE APARECIDA
  5. DSI – DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
  6. CDC – CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO
  7. INSTRUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO – contida no início do mesmo

Estes e outros livros são disponíveis nas livrarias católicas, preferencialmente, a preços acessíveis, embora isto dependa da realidade de cada pessoa. Pode-se comprar usados e em grupo ou lê-los em bibliotecas, secretarias paroquiais e sacristias: com expressa autorização e organização, especialmente, quanto ao Missal, e conforme o costume e administração de cada paróquia. Missal é livro para Sacristia: para outros locais e ocasiões, somente por motivo altamente justificável e com zelo adicional. Bíblia e CIC são os inicialmente indispensáveis para uso mais frequente. Documentos do CV II estão disponíveis à parte, principalmente, suas quatro Constituições: Sacrosanctum Concilium (Sagrada Liturgia), Lumen Gentium (Igreja), Dei Verbum (Revelação), Gaudium et Spes (Igreja e mundo).

Todos são disponíveis em excelentes versões online, assim como uma incontável quantidade de outros conteúdos. Três fontes tão seguras quanto fundamentais:

https://www.vatican.va

https://www.cnbb.org.br

http://arquidiocesedecuritiba.org.br

São 7 sugestões e este é o número bíblico da perfeição: muitos mais da oração, alguns mais do estudo, permanecemos imperfeitos; porém, perfectíveis (capazes de melhorar gradativamente), estamos com O Caminho!

Abraço fraterno, em Deus que nos abençoa sempre! 

Publicado originalmente em 18 de junho de 2022

José Carlos de Oliveira 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *