QUE FAÇO

Informativo PLENA. Desde setembro de 2007 (inicialmente como Jornal AECAJ), tablóide mensal com distribuição nos bairros Cajuru e Capão da Imbuia; artigos exclusivos e de terceiros, com informações e dicas para qualificação de empreendedores, seus colaboradores e cidadãos em geral. Sem fins lucrativos.

Web Rádio Plena –  radioplena.com.br  – “Música, informação e formação!” Desde setembro de 2011 (programa Hora Plena, ao vivo, 6h30 às 8h, reprise às 18h30). Sem fins lucrativos.

Associação Empresarial de Cajuru e Região –  aecaj.com.br . Desde março de 2008, presidente desde março de 2010: valorização e incremento do comércio local, por meio de ações que valorizam e qualificam trabalhador, empreendedor e moradores locais. A  proposta é  o associativismo de qualidade. Sem fins lucrativos.

Conselho do Comércio Vivo da ACP- Associação Comercial do Paraná . Membro desde março de 2010: associações comerciais e empresariais regionais e ACP unidos pelo associativismo e pelas boas políticas públicas . Sem fins lucrativos.

Movimento Fé e Cidadania. Desde junho de 2006, coordenador desde 2017: mobilizar a comunidade para conhecer e exercer cidadania como forma de atender demandas sociais, conhecer e aplicar política na sua plenitude, portanto, não apenas na sua variável partidária. Conforme princípios. cristãos. Sem fins lucrativos.

ECFM – Equipe de Capacitação e Formação de MESC (Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão) da Arquidiocese de Curitiba . Desde julho de 2008, formador para novos MESC, já atuantes e outros leigos. O ensino da doutrina católica, com os fundamentos entre básicos e aprofundados, conforme cada público e contexto; a preparação para auxiliar nas celebrações litúrgicas presididas por clérigos e para como podem ser presididas ou conduzidas por ministros leigos. Sem fins lucrativos.

Formação Católica (desde 2010, inicialmente chamada Escola de Liturgia, incorporando também a Formação Teológica e Pastoral, realizada em 2016 e 2017). Em  parceria com o diácono Alex Sandro Franco de Souza, ensino de cristianismo, conforme o magistério da Igreja Católica; pontuando aspectos das correntes e denominações dissidentes, para um conhecimento fundamentado, sem superstições e enganos recebidos de agentes ignorantes ou desonestos, e para uma experiência de convivência em harmonia, apesar das diferenças . Sem fins lucrativos.

 

Outras atividades :

Jornal Mais Empregos. Articulista durante 11 anos, em edições semanais.

Informativo São José. De novembro de 2003 até maio de 2019, editor, redator e diagramador; tabloide mensal, com artigos exclusivos e de terceiros, com formação cristã e cidadã.

Olá Negócios, O Adorador e Voz da Igreja (jornais ou tablóides).

CVV Samaritanos  – Centro de Valorização da Vida. Durante dez anos, atendendo suicidas, depressivos e solitários, tendo sido, a partir do segundo ano, um dos formadores de novos atendentes.

Conselho Comunitário de Segurança do Cajuru . De 2009 a 2020, alternando entre presidente e vice-presidente: representação da comunidade em ações que interagem com segurança pública, interagindo com a polícia, a guarda, governador estadual e municipal.

Programa Atitudes Sustentáveis ​​(PAS). Em parceria com Evíldia Aparecida Bassi, de 2012 a 2019. Consultoria ambiental, sustentabilidade e educação sustentável.

CLLEC  – Conselho Local do Lazer, Esporte e Cultura da Vila Oficinas/Cajuru . Um dos fundadores e primeiro presidente, a partir de 1995. O Conselho propiciou excelentes anos e atividades no CEL – Centro de Esportes e Lazer Oficinas – e ajudou a consolidar a ginástica em Curitiba nos equipamentos públicos municipais.

ECC – Encontro de Casais com Cristo. A partir de 2000, com três etapas, exercício de diversas funções, inclusive, coordenação geral. A terceira etapa esclarece que é preciso ser inserido concretamente na sociedade.

PASCOM  – Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba . Na sua primeira fase, quando o coordenador era o padre Reginaldo Manzotti.

RFFSA – Rede Ferroviária Federal. De 1981 a 1990, primeiro, como aluno no Centro de Formação Profissional Coronel Durival de Brito e Silva, homenageado como aluno padrão; depois, a serviço na oficina principal, quando saí pela própria vontade.

A partir de 1990, corretor de imóveis , com participação simultânea em serviços de recursos humanos, iniciados também no mesmo ano.

A partir de 1995, recursos humanosa partir de 1999 com agência própria; após 2018, como agente autônomo.

Paralelamente, alguns trabalhos em rádios comerciais e comunitárias. 

 

Graduação: teologia. 

Pós graduada ou especialização: teologia/práticas pastorais/aconselhamento cristão/capelania/comunicação pós-moderna/gestão de rádio e mídias audiovisuais.

Além de artes cênicas, processos gerenciais e diversos cursos de extensão e outros, não menos importantes.

Antes: mecânico de locomotivas e técnico em transações imobiliárias.