QUE FAÇO

Informativo PLENA. Desde junho de 2019, editor, redator e diagramador: tabloide mensal com distribuição no leste de Curitiba e região; artigos exclusivos e de terceiros, com informações e dicas para qualificação dos empreendedores, seus colaboradores e cidadãos em geral, com versão digital em radioplena.com.br. PLENA é como passou a ser chamado o Jornal AECAJ, realizado desde março de 2008 (*).

Web Rádio Plena –  radioplena.com.br  – “Música, informação e formação!” Desde setembro de 2011, comunicador e diretor, programação 24 h.

Associação Empresarial de Cajuru e Região –  aecaj.com.br. Desde março de 2008, presidente desde março de 2010: valorização e incremento do comércio local, por meio de ações que valorizam e qualificam empreendedores, trabalhadores e moradores locais. A  premissa é o associativismo de qualidade.

Conselho do Comércio Vivo da ACP – Associação Comercial do Paraná. Membro desde março de 2010: associações comerciais e empresariais regionais e ACP unidos pelo associativismo e pelas boas políticas públicas; interações com governos municipal e estadual e demais instituições públicas.

Conselho Comunitário de Segurança do Cajuru –  fb.com/consegcajuru. Desde 2009, alternando entre presidente e vice-presidente: representação da comunidade em ações que contribuam com segurança pública, interagindo com as polícias, a guarda, governos estadual e municipal.

Movimento Fé e Cidadania. Desde junho de 2006, coordenador desde 2017: mobilizar a comunidade para conhecer e exercer cidadania como forma de atender demandas sociais, conhecer e exercer política na sua plenitude, portanto, não apenas na sua variável partidária. Conforme princípios cristãos.

ECFM – Equipe de Capacitação e Formação de MESC (Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão) da Arquidiocese de Curitiba. Desde julho de 2008, formador para novos MESC, já atuantes e outros leigos. O ensino da doutrina católica, com os fundamentos teóricos entre básicos e aprofundados, conforme cada público e contexto; a preparação para auxiliar nas celebrações litúrgicas presididas por clérigos e para as que podem ser presididas ou conduzidas por ministros leigos.

Formação Católica. Desde fevereiro de 2019: em parceria com o diácono Alex Sandro Franco de Souza, ensino de cristianismo, conforme o magistério da Igreja Católica; pontuando aspectos das correntes e denominações dissidentes, para um conhecimento fundamentado, sem superstições e enganos recebidos de agentes ignorantes ou desonestos, e para uma experiência de convivência em harmonia, apesar das diferenças. Formação Católica é como passou a ser chamada a Escola de Liturgia, realizada desde 2010, e a Formação Teológica e Pastoral, realizada desde 2016.

Recrutamento e seleção de pessoal (*); palestras (*), apresentação de eventos (*), artigos para outros veículos de comunicação; Programa Atitudes Sustentáveis ​​(PAS) – em parceria com Evíldia Aparecida Bassi (consultoria ambiental) (*).

(*) são ou podem ser remunerados; o restante é sempre voluntário.

 

Outras atividades que realizei (para algumas, permanecendo disponível):

Jornal Mais Empregos. Articulista durante 11 anos, em edições semanais.

Informativo São José. De novembro de 2003 até maio de 2019, editor, redator e diagramador; tabloide mensal, com artigos exclusivos e de terceiros, com formação cristã e cidadã.

Olá Negócios, O Adorador e Voz da Igreja. Articulista eventual.

CVV Samaritanos  – Centro de Valorização da Vida. Dez anos, atendendo suicidas, depressivos e solitários, tendo sido, a partir do segundo ano, um dos formadores de novos atendentes.

CLLEC  – Conselho Local do Lazer, Esporte e Cultura da Vila Oficinas / Cajuru. Um dos fundadores e primeiro presidente, a partir de 1995. O Conselho propiciou excelentes anos e atividades no CEL – Centro de Esportes e Lazer Oficinas – e ajudou a consolidar a ginástica em Curitiba nos equipamentos públicos municipais.

ECC – Encontro de Casais com Cristo. A partir de 2000, como três etapas, exercício de diversas funções, inclusive, coordenação geral. A terceira etapa clarifica que é preciso ser inserido concretamente na sociedade.

PASCOM   – Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba . Na sua primeira fase, quando o coordenador era padre Reginaldo Manzotti.

RFFSA – Rede Ferroviária Federal SA Ferroviário de 1981 a 1990, primeiro, no Centro de Formação Profissional Coronel Durival de Brito e Silva, mecânico mecânico de locomotivas e homenageado como aluno padrão; depois, a serviço na oficina principal, quando sai pela própria vontade.

A partir de 1990, corretor de imóveis, com participação simultânea em serviços de recursos humanos, iniciados também no mesmo ano.

A partir de 1995, recursos humanosa partir de 1999 com agência própria; após 2018, como agente autônomo.

Paralelamente, alguns trabalhos em rádios comerciais e comunitárias. 

Minha formação:

Mecânico de Locomotivas, Técnico em Transações Imobiliárias e Teologia. Também Técnico em Edificações, Técnico em Mecânica, Artes Cênicas, Processos Gerenciais e diversos cursos  menores e não menos importantes para embasar meu caminho.

Conservo atitude de estudante e aprendiz. Em 2020, afora outros, participo de especialização em aconselhamento cristão.